O sucesso da sua empresa depende de líderes que "constroem valor para o futuro da organização ao mesmo tempo que executam os objetivos de curto prazo"*1
"Observe este enorme desafio por quatro perspectivas" *2
PERSPECTIVA FINANCEIRA. O canal de vendas de produtos e serviços em TI tem um grande benefício, um verdadeiro simplificador. O balanço, normalmente, é puramente circulante. Na prática as fontes de receita e despesas são de curto prazo o que permite uma gestão financeira
1- Defina quanto sua revenda quer faturar no ano e com que margem. Exemplo: faturamento bruto de R$ 500.000,00 com margem de contribuição de 30%.
2- Identifique as fontes de faturamento. Exemplo: 30% nos clientes existentes, 40% novos clientes, 30% novos produtos e serviços.
3- Imponha níveis rígidos de tolerância nos custos e despesas operacionais. Importante: custos e despesas consomem margem, portanto devem ser dimensionados de acordo com as metas de faturamento e margem. Exemplo: despesas nunca devem ultrapassar 10% da margem de contribuição.
PERSPECTIVA DO CLIENTE . Construção de valor para o cliente está relacionado à imagem que sua empresa tem ou terá perante o mercado. Dá-se pela a combinação de três elementos:
a) Seu portfólio de produtos e serviços;
b) Sua eficiência operacional;
c) Relacionamento.
Juntos, os três elementos geram satisfação do cliente e conseqüentemente DETERMINAM o “valor da sua marca”.
“Perder um cliente normalmente significa ter que buscar outro. Este não volta mais, foi para o concorrente!”
Pense no cliente e posicione-se conforme suas demandas. Só assim você ganhará dinheiro.
1- Qual a proposta de valor que sua empresa quer entregar? Ela é compreensiva e de acordo com as necessidades de seu mercado/cliente?
2- Excelência operacional . Prometeu, cumpriu! Sem surpresas nem desculpas. Simplesmente execute com precisão.
3- Relacionamento . A conversa com o cliente deve ter valor agregado, deve ser formal, construtiva, evolutiva. Não peça “uma forçinha”. Deixa o papo furado para seus amigos na hora da cerveja. Nunca se aproxime de seu cliente usando o abominável “Como vai doutor?”.
PERSPECTIVAS DOS PROCESSOS . Medicina preventiva é sempre o melhor remédio. Atua na causa dos problemas.
E por último, mas não menos importante, as PERSPECTIVAS DA ORGANIZAÇÃO:
Como está seu “capital humano”. O perfil do time está a altura do desafio da sua empresa no mercado?
As estratégias e ações foram bem cascateadas e claramente comunicadas?
Como anda o clima da organização?
Sua empresa tem um programa de retenção e desenvolvimento de talentos?
Nem hoje, muito menos no futuro, haverá espaço para amadorismo ou negligência na gestão. Empresas que são matematicamente bem planejadas posicionam-se e reposicionam-se rapidamente para ganhar mercado e conseqüentemente dinheiro. - E ganham! As outras, sem planejamento, sucumbem de forma frustrante, nadando na sua própria praia. - “Produtos e serviços vem e vão, sua marca fica. - Portanto planeje-se e só execute aquilo que poderá ser medido”.
Balanced Scorecard é uma metodologia desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton , em 1992. O BSC foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma ferramenta estratégica de gestão .
Os requisitos para definição desses indicadores tratam da maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial:
financeira ; desempenho econômico que se deseja alcançado no longo prazo.
clientes ; permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor
Perspectiva dos processos internos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e competencias
Perspectiva do aprendizado e crescimento A habilidade de uma organização inovar, melhorar e aprender
Segundo Kaplan e Norton (1997, p.25), o Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não-financeiras . Alguns benefícios:
Sintetizar a visão e a estratégia;
Comunicar os objetivos e suas interdependencias
Planejar, estabelecer metas
Melhorar a organização documentando “melhores práticas”
*1 RAM CHARAM - *2 NORTON E KAPLAN
Nori Lucio Jr. é fundador da brandMe, consultoria especializada em planejamento estratégico. - 20 anos de experiência na indústria de tecnologia, com passagens pela gerência de marketing e comunicação na Intel® e Microsoft®. Formado em marketing, com especializações no Brasil e exterior, respondeu pelo desenvolvimento de vários projetos relacionados a construção de marca, marketing & comunicação e desenvolvimento de canais de venda no Brasil, América Latina e Estados Unidos.
Danilo Oliveira
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
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