quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TECNOLOGIAS, MEIOS PARA ALAVANCAR A EDUCAÇÃO

Falar do uso das tecnologias de informação a essa altura deste curso de especialização é quase redundância.

Todavia, é de essencial importância que os professores cursistas se engajem na árdua tarefa de transformar o complexo sistema educacional em que todos estão inseridos. Essa transformação exige de cada um múltiplas ações. Dessas, as mais importantes são aquelas capazes de provocar um impacto significativo na qualidade do processo de aprendizagem direcionado ao corpo de discentes.

Através da manipulação de informações, do estabelecimento de conexões entre as mesmas, do uso de redes de comunicação e dos recursos multimídia, o emprego da tecnologia computacional promove a aquisição do conhecimento, o desenvolvimento de diferentes modos de representação e de compreensão do pensamento.

Assim sendo, as tecnologias vieram a ser mais um instrumento de que os professores podem se utilizar a fim de que o processo educacional se constitua num processo incitador da produção autônoma de conhecimento.

É mister citar que o advento das tecnologias junto à educação ocorre concomitantemente com as questões que enfatizam a função da escola e do professor.

As tecnologias juntamente com novos paradigmas educacionais demonstram que a verdadeira função do aparato educacional está diretamente relacionado a criar condições de aprendizagem, indo por isso, em sentido contrário do modelo que, prioritariamente ensinava.

Como se pode perceber, a informática na escola não representa um fim em si mesma. Ela concentra em si a ideia de meio, de auxílio, de técnicas e recursos que vieram para dar subsídios ao trabalho do docente de forma a fazer com que o caminhar da aprendizagem se faça de forma prazerosa e também que leve os alunos a sentirem-se elementos ativos, que coexistem com os docentes, com os livros e com todo o sistema educacional.

Os governos têm envidado esforços nunca dantes vistos para equipar as escolas com laboratórios de informática. Esses, destinam-se a permear o processo educacional de forma que seja oportunizado aos alunos realizar pesquisas, fazer associações e chegar a determinadas conclusões que os levarão ao papel de produtores de seu saber.

Cabe ao professor protagonizar o papel de promotor desse processo. Ele mediará as ações dos alunos para que o trabalho não perca seu foco, transformando-se simplesmente em momentos que eles ficam nas centrais para "passear" pela Internet, única e somente. A Internet, é sim, uma fonte inesgotável de informações desde que utilizada de forma ética e proveitosa.

As tecnologias na educação representam pluralidade, inter-relação e intercâmbio entre saberes e ideias que representam e apresentam conteúdos diferenciados entre si. As várias facetas de determinados assuntos apresentados aos alunos de forma organizada fazem com que eles possam associá-las e compará-las podendo chegar a certas conclusões que, sem dúvida culminarão na produção do conhecimento.

Não obstante, toda essa gama de possibilidades, ora apresentadas, será improfícua se os gestores educacionais, professores e equipe pedagógica das escolas não se comprometerem com a mudança de paradigmas para que a educação saia do estado de latência em que há alguns anos se encontra. É de suma importância que as tecnologias sejam utilizadas como alavancas no processo.

Os laboratórios não se destinam ao aprendizado das ferramentas dos hardwares e softwares. Esses sim, devem ser utilizados como meios que possibilitam ao aluno alcançar uma gama maior de informações, proporcionando-lhes os meios para que essas informações sejam filtradas e suas conclusões estarem em consonância com o resultado dos estudos científicos até então realizados. Isso é buscar o conhecimento, é produzir o saber.

Quando se faz menção às tecnologias voltadas para a educação, além de se estar fazendo referência aos computadores inclui-se também as máquinas fotográficas, a t.v, os d.v.d's, os próprios celulares, as máquinas de xerox, enfim, todos os recursos tecnológicos que podem auxiliar no processo educacional. E para que se possa ser mais específico as tecnologias não são somente as digitais, hoje, tão comuns entre a população. Entre elas encontram-se também as tecnologias convencionais que são aquelas que já existem na comunidade educacional a mais tempo, mas que também, na contemporaneidade, representam grande auxílio para docentes e discentes, como exemplo podemos citar os livros impressos, os jogos da memória, o material dourado, dentre tantos outros.

As tecnologias sejam elas convencionais, digitais, ou quaisquer recursos que se colocam à disposição dos professores não farão nenhuma diferença caso aqueles que administram diretamente o processo de ensino e aprendizagem não se conscientizarem de que a educação clama por mudanças e que essas, venham dentro do menor espaço de tempo para que a geração que inicia sua caminhada na escolaridade, não saia dela com as mesmas deficiências e dificuldades que muitos de nossos jovens, cursistas do Ensino Médio carregam consigo.

Essa preocupação se faz em razão de que grandes são as barreiras a serem transpostas para que essas dificuldades sejam superadas.

As tecnologias vieram para somar, para agregar valores ao processo educacional, basta que sejam utilizadas de forma adequada para que os frutos possam germinar.

Postado por :Rafaela Menezes

http://www.webartigos.com/articles/28707/1/tecnologias-meios-para-alavancar-a-educacao/pagina1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário