Para você qual é a característica mais importante do profissional do século XXI: ser visionário ou ser empreendedor?
É comum cultuar os empreendedores atribuindo a eles o modelo perfeito e único de pessoas vitoriosas no mundo competitivo da era do conhecimento, não exaltando os visionários como merecem.
Ser visionário significa ter visões, ser um sonhador, um utopista, muitas vezes, com idéias mirabolantes para mudar o mundo.
Já o empreendedor é aquele que possui um comportamento arrojado, ativo e proativo, além de uma capacidade de transformar as ideologias dos visionários em negócios. Os empreendedores vivem seu apogeu na atual era do triunfo capitalista pois sabem, como ninguém, materializar sonhos cujos preços muitas vezes são incalculáveis.
Na linguagem mercadológica, os visionários são colocados em segundo plano, sendo considerados loucos ou pessoas que vivem na fronteira entre a genialidade e a loucura. Negócios são negócios, e invenções são negócios iminentes.
Portanto, os livros de management prestigiam com ênfase nos ensinando a valorizar os que empreendem, pois estes sabem trazer à tona a palavra mágica adorada pelas empresas: resultados.
Ser proativo, arrojado, versátil, dinâmico, persistente e focado em resultados são virtudes do grande empreendedor, do facilitador, daquele que possui um discurso estimulante como o conhecido 'Não vamos resolver problemas, mas criar soluções'.
Devemos refletir sobre a característica que mais está presente em nossa personalidade, sobre o perfil dos profissionais de grandes organizações e a maneira como elas se relacionam com visionários e empreendedores, principalmente por terem estilos totalmente diferentes e merecerem um tratamento personalizado.
É preciso conhecer os visionários e os empreendedores da organização para potencializar suas virtudes. É tarefa do líder visionários buscar compatibilizar os pensamentos e a excessiva criatividade dos visionários com as práticas e o pé no chão dos empreendedores.
Equilíbrio significa harmonia, estabilidade e controle. Se não temos um estilo equilibrado, precisamos de uma dose de visão para perceber a realidade e outra de empreendedorismo para mudar nosso comportamento. É o atalho para o sucesso.
postado por :Rafaela Menezes
http://www.webartigos.com/articles/28665/1/qual-o-perfil-do-profissional-de-sucesso/pagina1.html
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário