Muitas pessoas pensam que, para ocupar cargos em Gerenciamento de Projetos, precisam atuar na área de Tecnologia da Informação. Porém, o Gerente de Projetos possui diversos segmentos de atuação que percorrem desde a implantação dos procedimentos de atendimento a clientes até o desenvolvimento de um novo software, desde a construção de uma ponte até a revisão dos processos de venda para aumentar o lucro e possibilidade de novos negócios.
A abordagem de Gerenciamento de Projetos está ganhando espaço nos mais diversos setores por possibilitar o melhor uso dos recursos disponíveis para se atingir objetivos definidos pela organização. O cenário identificado pela Project Management Institute - PMI mostra que a estimativa de investimento em Projetos é de US$ 10 trilhões até 2015.
Para se tornar Gerente de Projetos, o profissional pode ter formação em Administração, Processamento de Dados, Engenharia Civil, Produção, Elétrica, Telecomunicações, Mecânica e as demais engenharias, Economia, Ciência da Computação e diversos outros cursos, desde que possua interesse em gerenciar projetos e suprir a demanda já existente.
Segundo levantamento feito pela PMI – São Paulo, as três características mais valorizadas para o cargo de Gerente de Projetos são: Liderança (89%), Comunicação (78%) e Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (75%). Já três maiores competências que se encontram deficientes nos profissionais da área são: Comunicação (53%), Gerenciamento de Conflitos (42%) e Capacidade de integração (35%).
O levantamento do PMI – São Paulo mostra que 88% dos projetos que foram realizados por profissionais de Gerenciamento de Projetos capacitados, obtiveram êxito em seus objetivos e resultados. Os profissionais capacitados possuem a competência de propor e instigar a aplicação prática de soluções inovadoras e coerentes aos propósitos de seu projeto, mitigando riscos e diminuindo custos.
Para o futuro, todas as áreas nas quais o Gerenciamento de Projetos tem tendência a ser empregado podem contar com a garantia de êxito nos trabalhos desenvolvidos, redução de desperdícios, propensão a investimentos externos, crescimento de novos projetos, etc.
O estudo do PMI – São Paulo aponta, também, que a carreira na área de Gerenciamento de Projetos tem se mostrado bastante promissora nas pequenas e médias empresas, além, obviamente, das organizações de grande porte.
O Gerenciamento de Projetos é uma área que possui grande propensão de crescimento. A demanda existe, faltam somente os profissionais para supri-la. O importante é identificar as oportunidades antes que elas deixem de ser OPORTUNIDADES!
Com o objetivo de aumentar o networking entre os profissionais que atuam ou aspiram fazer parte do Gerenciamento de Projetos e trocar conhecimentos sobre a área, o PMI – São Paulo realiza, neste ano, o IX Seminário Internacional, marcado pela Inovação.
A edição deste ano conta com a parceria entre o PMI São Paulo e a equipe de Consultoria em Inovação da InnovationSEED, liderada por Kip Garland, think tanker em inovação e estratégia que, atuando como Associate Director da Strategos, Kip liderou a implementação do projeto de maior sucesso de inovação e transformação do atual contexto corporativo da América Latina: Brastemp/Whirlpool.
O Seminário 2009, cujo tema principal é Projetos de Inovação e Inovação na Gestão de Projetos, expõe os participantes a subtemas dinâmicos e multidisciplinares, tratando de assuntos modernos, instigadores e de interesse atual dos profissionais da área de Gerenciamento de Projetos.
Dentre outros objetos de interesse, alguns dos assuntos que serão discutidos no Seminário são: sustentabilidade em projetos, gestão de crise, integração, educação, cultura, carreira, empreendedorismo, virtualização, sociedade, energia, comportamento, liderança e meio ambiente.
Viabilizando a reflexão, troca de experiências e construção do conhecimento, os convidados que iniciarão o conteúdo às equipes participantes do evento estão sendo convidados a atuarem como facilitadores, que conduzem as dinâmicas, definem temas, estabelecem as regras, apresentam as restrições, propõem debates, conciliam interesses, integram pessoas, harmonizam diferenças, instigam confrontos de idéias e, finalmente, induzem aos resultados dentro do prazo estabelecido para cada dinâmica.
Postado por :
Rafaela menezes
Fonte:http://www.administradores.com.br
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